• Já adquiriu o seu E-book? ->
  • Manual do Sucesso em Provas e Concursos



    Apresentação

    Se você iniciou esta leitura é porque acredita na possibilidade de melhorar sua capacidade de aprender e memorizar, aprimorar o aproveitamento do seu tempo de estudos, ter maiores chances de ser aprovado no concurso que tanto deseja e, em consequência, melhorar em diversos aspectos sua qualidade de vida e de seus familiares.

    Mas acreditar ou simplesmente ter o desejo não é suficiente. É preciso querer de verdade e aprimorar-se cada vez mais em termos de planejamento e estratégias. O querer consciente é que dará movimento em direção ao objetivo desejado.

    Considerando uma viagem, esta leitura lhe mostrará a estrada com todas as sinalizações, mas quem dirigirá o automóvel será você.

    Certamente, muito do que encontrará neste livro você e muitas outras pessoas já sabem, mas na verdade são poucos os que realmente colocam em prática nos momentos que mais precisam. Outros, quando a necessidade se torna latente, são despertados por fatores fundamentais como fé, dedicação, senso de organização e valorização do tempo, o que fará uma enorme diferença nos resultados posteriores.

    Experimente as técnicas, orientações e dicas descritas neste livro. Faça um teste por algum tempo e perceba a diferença no seu rendimento. Se praticar com sinceridade, se sentirá motivado pela economia de tempo, aumento de rendimento e satisfação com todo o processo.

    Você será motivado a estar cada vez mais consciente do seu objetivo e a ter como meta prioritária buscar constantemente o conhecimento em relação a cada disciplina que estiver estudando.

    Muitas estudantes ou empresários ignoram métodos e técnicas e se arvoram em seus empreendimentos sem avaliar fatores como riscos, economia de material, padronização do tempo etc.

    Para todas as atitudes que produzem resultados de sucesso existem uma ou mais estratégias, e geralmente a pressa e a ansiedade são fatores que provocarão gastos de energia e desperdício de tempo. Mesmo nos momentos em que se faz necessário o uso da agilidade e resistência, é fundamental manter a calma.

    Imagine se um nadador encontrar-se bem distante da praia e perceber que a correnteza está puxando em direção contrária às margens. Neste caso, ele não poderá se afobar e tentar voltar em alta velocidade contra o movimento das águas. Se o fizer, correrá o risco de gastar toda a sua energia. Terá que manter a calma, inicialmente boiando e em seguida nadar em diagonal para encontrar condições de retorno. Terá que saber nadar, conhecer estratégias e ter algum preparo físico e psicológico para agir dessa forma. Creio não estar exagerando ao fazer esta analogia.

    Não basta ser bom para ter aprovação em concursos. Você terá que ter padrão de excelência e, para tanto, não é suficiente ter conhecimentos teóricos. É preciso ser organizado, aprender a estudar e a fazer provas.

    O tempo dedicado aos aprendizados contidos neste livro e aos cuidados com sua saúde física e mental será compensado com a qualidade e nível de conhecimento que poderá adquirir e, em consequência, o aumento das possibilidades de aprovação no concurso desejado.

    Nota – Este trabalho tem como base uma pesquisa, seguida de análise e reflexão, relacionada aos seguintes tópicos:

    • Candidatos a concursos que expressaram preocupação não somente com sua eficiência em relação aos estudos, mas também com a condição psicológica durante a fase preparatória e as provas propriamente ditas.

    • Pessoas com padrão de excelência em resultados relacionados à aprovação em concursos e carreira profissional.

    • Pareceres e recomendações de profissionais de saúde direcionados à preparação física (atividades e alimentação) e mental dos candidatos a concursos.

    • Orientações a respeito de posturas psicológicas coerentes com metas, objetivos e valores.

    • Orientações a respeito de métodos de aperfeiçoamento e otimização da capacidade de estudo e aprendizagem.

    Dicas – Sempre que ouvir ou ler alguma dica para estudar, aprender ou responder questões de concursos, observe se a mesma faz sentido e tem coerência. Se sim, coloque-a em prática. Além de ser útil, lembre-se que seus concorrentes poderão estar usando estes e outros recursos.



    Prefácio

    É sempre um prazer prefaciar a obra de um profissional competente e com talento, como é o caso do Dr. Salomão, que estudou em instituições de ensino do Brasil e do exterior e descobriu na terapia e na Programação Neurolinguística um caminho eficaz para ajudar os concurseiros. Seu talento nessa área trouxe excelentes resultados para seus alunos e, hoje, ministra palestras e orienta pessoas de todas as regiões do país.

    Nada mais natural, portanto, do que lançar uma obra que reflita seu bom trabalho: Guia Prático para Concurseiros – Preparação Técnica, Física e Psicológica. O concurseiro receberá dicas, orientações e aprenderá técnicas para enfrentar as dificuldades e desafios até conquistar o sonho do emprego público. Minha experiência na área de concursos me obriga avaliar com mais cautela os profissionais que realmente podem contribuir para o sucesso do concurseiro. No caso do Dr. Salomão, tive o prazer de ler e verificar que é útil para ajudar aqueles que desejam passar em provas e concursos.

    Seu método de trabalho é exposto no livro de forma muito interessante, ajudando o leitor a ter uma visão ampla de seu quadro físico e psicológico. O autor alerta que, além das dez horas diárias de estudo, há muitos outros fatores que contam para a aprovação. Dentre tantos assuntos que o Dr. Salomão trata na obra, destaco os temas relacionados aos aspectos psicológicos do concurseiro, que são trabalhados ponto a ponto, orientando-o e deixando claro que os desafios são muitos, mas a recompensa é ainda maior.

    O concurseiro encontrará orientações valiosas para aplicar na sua rotina, bem como depoimentos de profissionais de renome no mercado que relatam as próprias experiências na aprovação de concurso. São depoimentos estimulantes que, ao mesmo tempo em que mostram as dificuldades do processo, apresentam dicas de erros que não devem ser repetidos.

    O Dr. Salomão, com certeza, mostra com esta obra o reflexo de profícuo trabalho que já realiza em suas palestras e cursos. Desejo um caminho próspero ao autor e à obra, acreditando que os leitores poderão usufruir os tantos ensinamentos passados neste guia.

    William Douglas

    Professor, Escritor e Juiz Federal.


    Veja os itens abordados em cada capítulo:

    Capítulo 1

    - Preparação técnica, física e psicológica para provas e concursos públicos. - Objetivo definido. - O verdadeiro querer. - Otimismo, apoio e motivação. - Processo de desenvolvimento – Facilitadores e inibidores. - Mantenha-se calmo – Evite o estresse. - Escolha do concurso – Inscrição. - Preparação sedimentada. - Preparação física e psicológica – tividades e alimentação. - Sedentarismo leva ao estresse, mas atividade física e boa alimentação promovem qualidade de vida. - A nutrição e o funcionamento cerebral. - Concursos que exigem prova física. - Fases das provas. - Seu tempo vale mais que ouro. - Planejamento de tempo. - Aprenda com a natureza. - Tempo, dedicação e aprendizagem suficientes para aprovação. - Prepare-se com afinco. - Estudar e aprender – técnicas e estratégias. - Concentre-se. - Local e ambiente para os estudos. - Direcionamento dos estudos. - Postura e relações sociais. - Dicas de informática nos concursos públicos. - Desenvolva sua capacidade de fazer exercícios. - Lembretes. -Leitura. - Você pode estudar mais e mais. - Capacidade de memorização. - Provas.

    Capítulo 2

    - Reflexão sobre metas, objetivos e valores. - Metas, objetivos e valores. - Condições para uma boa formulação de objetivos. - Prosperidade – planejamento. - Sorte. - Responsabilizando-se por si e pelos acontecimentos passados, presentes e futuros. - Cobrança pessoal e social. - Medo da reprovação e vontade de vencer. - Coerência, integração, harmonia e persistência. - Felicidade. - Como a água reflete nossos sentimentos.

    Capítulo 3

    - Técnicas objetivas de programação neurolinguística, pensamento positivo, recomendações terapêuticas, meditações e reflexões. - Fobias: tratamento rápido. - Intervenções simples: sub modalidades. - Flash – tamanho e luminosidade. - Flash – distância e cor. - Diafragma. - Estratégias para melhorar e restabelecer a energia vital. - Uso do pensamento positivo. - Meditação: sentir e desapegar-se. - Observar a respiração. - O vôo dos gansos.

     

    Acompanhe o Dr. Salomão

       

    Todos os direitos reservados